Vida

O estranho caso de um homem que fica embriagado se comer batatas fritas

ABC News

Nick Hess não precisa ingerir bebidas alcoólicas para ficar com "outro" estado de espírito. Basta-lhe comer determinados alimentos. O jovem sofre de um síndrome que faz com que o seu estômago transforme hidratos de carbono em álcool.

Nick Hess sofre de um estranho síndrome relacionado com a cerveja. O seu estômago produz demasiada levedura ao transformar os hidratos de carbono em álcool.

O jovem conta, citado pelo jornal The Mirror, que não sabia o que se passava. Apenas constatava que passava mal sem motivo aparente. Sofria de fortes dores de cabeça e de estômago praticamente todos os dias.

«Era muito estranho. Eu comia hidratos de carbono [por exemplo, batatas] e de repente ficava torpe. Durante um ano acordava todos os dias a vomitar», contou à BBC.

Os amigos e familiares começaram a suspeitar que Nick tinha problemas com o álcool. Um dia, a sua mulher, sem lhe dizer nada, começou a investigar e a procurar garrafas vazias pela casa, convencida que estariam umas quantas guardadas em lugares inesperados.

Karen Daw, revelou à ABC News o que acontecia: «Estávamos a ver televisão e poucas horas depois ele começava a ficar confuso e a vomitar. E tinha um hálito estranho, como se tivesse bebido». Decidiu depois filmar o marido.

Seguiu-se uma fase de intensos exames médicos. Nick Hess foi submetido a três colonoscopias e três endoscopias. O diagnóstico foi detetado num dia em que ele tinha ingerido uma refeição cheia de hidratos de carbono. Foi então que se detetou a raiz do problema.

As análises revelavam que Nick apresentava um nível de álcool muito elevado, de 1,2 gramas por litro de sangue. Um valor que é registado, por exemplo, depois de alguém beber sete copos de whisky.

Nick está agora a realizar um tratamento. Para além de medicação, cumpre uma dieta baixa em hidratos de carbono, com dois ou três dias por mês de "rédea livre", nos quais pode comer este tipo de alimentos sem restrições.