Educação

Ministério da Educação promove criação de mais consórcios

Global Imagens/ Júlio Lobo Pimentel

Um exemplo a seguir. Depois da fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica de Lisboa, o governo quer mais e está a preparar uma lei para que outras instituições sigam o mesmo caminho.

O ministério de Nuno Crato vai apresentar nova legislação para fomentar as sinergias entre universidades e institutos politécnicos.

José Gomes Ferreira, secretário de Estado do Ensino Superior, garante, em declarações à TSF, que as futuras leis vão permitir que cada uma das instituições mantenha a sua identidade e a sua autonomia, no entanto, ao mesmo tempo que estreitam a sua colaboração.

O responsável pelo ensino superior afirma, ainda, que nenhuma parceria será imposta, apesar de a futura lei prever essa possibilidade.

No anteprojeto de diploma, a que a TSF teve acesso, está prevista a partilha de serviços, recursos humanos e mobilidade de estudantes e professores.

Estes consórcios entre instituições de ensino superior públicas têm também como objetivo a coordenação da oferta educativa.

Contactado pela TSF, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança confessou que não conhece o diploma do governo, mas os princípios enunciados já são uma prática normal de muitas instituições de ensino superior.

João Sobrinho Teixeira dá o exemplo do politécnico que dirige, que já se associou aos politécnicos do Porto, de Viana do Castelo e do Cavado e Ave, na Associação de Politécnicos do Norte. Nesta associação são postas em prática cinergias que passam pela mobilidade de professores dentro das quatro instituições.