Artes

Conheça o Cinema Mais Pequeno do Mundo

Cinema Mais Pequeno do Mundo TSF/Raquel de Melo

A edição de 2015 da Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa arranca hoje, com a maior programação de sempre, quase 500 filmes ao todo, um destaque particular para o cinema da América Latina, e com uma novidade: o Cinema Mais Pequeno do Mundo.

Tem três metros quadrados, cinco cadeiras e uma tela de 120 polegadas. O "Mini Paradisio" é uma roulote antiga, convertida em sala de cinema, numa recriação do cinema paraíso, com capacidade para acolher nove espetadores.

Neste cinema estão a ser exibidos ao todo 32 filmes, divididos por quatro sessões contínuas, entre as 15h00 e as 19h00. O Cinema Mais Pequeno do Mundo tem sessões extra à noite ao fim de semana e vai estar até dia 15 de março no Largo de Camões, e entre os dias 16 e 20 de março no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa.

O Monstra decorre até ao dia 22 e concentra-se sobretudo no Cinema São Jorge. Conta com uma secção competitiva de longas-metragens internacionais, da qual fazem parte dois filmes nomeados para os Óscares - «O Conto da Princesa Kaguya»,de Isao Takahata, e «Canção do Mar», de Tomm Moore, além de «Ovelha Choné - O filme», de Mark Burton e Richard Starzak, que vão estar em Lisboa.

Todos os anos, o Monstra dedica parte da programação ao cinema de um país convidado, sendo este ano alargado a uma geografia mais ampla, a da América Latina. O programa inclui «História antes de uma história» (Brasil), «Selkirk - O verdadeiro Robinson Crusoé» (Uruguai) e «Historias de Cronopioos y de famas» (Argentina).

A competição portuguesa de curtas-metragens vai apresentar os filmes «Fuligem», de David Doutel e Vasco Sá, «Foi o fio», de Patrícia Figueiredo, «Papel de natal», de José Miguel Ribeiro, e «Raquel Silvestre - A pastora», de Marina Palácio.

O cinema de animação do Japão tem tido um especial destaque no Monstra e este ano não é exceção, exibindo uma retrospetiva de Isao Takahata e recuperando o filme «As Asas do Vento», de Hayao Miyazaki. Ambos são os fundadores dos estúdios Ghibli e aqueles são os últimos filmes, que terão estreia comercial em Portugal depois do Monstra.

De Takahata serão ainda mostrados «Pom Poko» (1994), «"Memórias de Ontem» (1991) e «A Família Yamada» (1999). A vida nos estúdios Ghibli é registada no documentário «Reino do Sonho e da Fantasia», de Mani Sunada, que será exibido no sábado à noite, no São Jorge.