Vida

As melhores imagens científicas do ano são sobre a vida, a morte, o sexo e a doença (em imagens)

Andrew Polaszek, Natural History Museum / Wellcome Images

Esta semana o Wellcome Trust, uma organização de angariação de fundos para a investigação médica, anunciou os finalistas da competição anual de fotografia. Estão aqui alguns dos vencedores da edição de 2015.

As imagens foram obtidas com recurso às mais variadas técnicas. Desde a simples fotografia com uma máquina fotográfica digital, até à captura de imagens através de um microscópio de eletrões. Há também ilustrações.

Adam Rutherford, um cientista e membro do júri que elegeu os vencedores afirma no comunicado de imprensa que «a riqueza desarmante das imagens que a ciência nos mostra são muito importantes para podermos contar histórias acerca da investigação científica e ajudam-nos a entender conceitos abstratos». O cientista sublinha ainda que «as imagens não servem apenas para documentar aquilo que é muito pequeno. Elas ajudam-nos a perceber a vida, a morte, o sexo e a doença: as pedras basilares das tragédias e da arte». Encontra os vencedores do anos anteriores no site da Wellcome Image Awards.

Todas as imagens foram cedidas por cortesia da Wellcome Images.