Economia

Autarca de Aveiro vê comboio a passar e aproveita para fazer apelo ao ministro da Economia

REUTERS/Ben Nelms

O presidente da Câmara de Aveiro aproveitou hoje a passagem de um comboio junto a uma fábrica da Bosch, onde se encontrava Pires de Lima, para sublinhar a importância da ligação ferroviária de Aveiro a Vilar Formoso.

«Os motores da economia são...» dizia Ribau Esteves quando o barulho da composição o interrompeu, que completou a seguir dizendo «... os comboios».

Ribau Esteves viu o seu discurso interrompido pela passagem de um comboio de mercadorias numa cerimónia onde estava presente o ministro da Economia, Pires de Lima e aproveitou a 'deixa' para lembrar ao ministro «a importância da construção de uma nova ligação ferroviária entre Aveiro, Viseu, Guarda e Salamanca, fundamental para as exportações do país, que estão em 70% na região» Centro e Norte.

«É preciso fechar em definitivo a aposta nessa ligação ferroviária nova, no troço Aveiro/Viseu, e depois tirando proveito da existente da Linha da Beira Alta», completou.

O ministro da Economia ouviu e reconheceu que «há ainda trabalho importante para concretizar», mas salientou que o Governo ainda na semana passada anunciou a candidatura a fundos comunitários dos estudos e projetos para uma linha ferroviária direta de Aveiro a Vilar Formoso.

«O objetivo é que essa conexão com a Europa possa ser uma realidade ainda durante esta década, que Aveiro bem merece e precisa» disse Pires de Lima, justificando que em 2014 foi quinto distrito onde mais novas empresas se criaram, «sendo um dos distritos mais empreendedores do país, com quase duas mil novas empresas».

«As empresas de Aveiro são responsáveis por cerca de 13 por cento das exportações de bens do continente, apenas superadas pelos distritos de Lisboa e Porto, e no rácio das exportações de bens o distrito de Aveiro é praticamente imbatível: as exportações de bens são mais 68 por cento do que as importações, quase o dobro do rácio que temos ao nível do país nos bens», reconheceu.

Redação