A Grécia vai usar documentos militares nazis para pressionar a Alemanha a pagar as reparações de guerra relativas ao período da ocupação, revelou hoje o Ministério da Defesa do executivo de Atenas.
«Este arquivo contém mais de 400.000 páginas... e será usado para apoiar a exigência grega de que a Alemanha cumpra as suas obrigações relativas ao período 1941-44», sublinhou o ministro-adjunto da Defesa, Kostas Isichos. De acordo com o governante, que afirma ter obtido o acervo junto de arquivos norte-americanos, estes papéis «não apenas fundamentam a verdade histórica - eles são os documentos da própria Wehrmacht (Forças Armadas do III Reich), a força de ocupação».
Entre os documentos estão «diários, relatórios dos oficiais aos seus superiores, que não foram escritos como publicidade, antes constituindo sobretudo documentos secretos», acrescentou.
Perante a resistência da Alemanha aos pedidos de renegociação do resgate, o novo Governo grego intensificou a pressão sobre Berlim no que respeita à controversa questão das reparações de guerra. Berlim argumenta que as indemnizações à Grécia foram liquidadas em 1960, no âmbito de um acordo com vários governos europeus.
Atenas espera que os documentos da Wehrmact lancem mais luz sobre aspetos do período de ocupação, como a realização de escavações arqueológicas ilegais e a ocorrência de pilhagens, «a fim de reforçar, não envenenar» as relações entre os dois países, afirmou Isichos.