O secretário de Estado Sérgio Monteiro diz que a parte portuguesa da linha ferroviária Sines/Madrid, de bitola europeia, deverá estar concluída em 2019, caso seja aprovada pela Comissão Europeia.
«A candidatura está feita, estamos a contar que seja aprovada e que a resposta de Bruxelas chegue em julho deste ano para que a obra se inicie ainda em 2015», disse.
«A ligação de Sines até à fronteira [com Espanha] deverá estar concluída até 2019. Depois queremos que a linha de caminho-de-ferro siga até Lisboa, para servir também o porto de Lisboa. Essa ligação estará terminada em 2021», acrescentou Sérgio Monteiro.
O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, que acompanhou a visita do primeiro-ministro ao porto de Sines, lembrou que a futura linha ferroviária se insere num plano global que pretende eletrificar toda a rede ferroviária e ter «ligações a Madrid em bitola europeia, para baixar a fatura do transporte em cerca de 40%».
«Nós até já temos os fundos do Orçamento de Estado, que nos próximos anos vão ser alocados a estes projetos. Temos a planificação técnica e financeira feita. Falta-nos o "sim" de Bruxelas, que nós esperamos receber para esta ligação em julho de 2015», disse ainda Sérgio Monteiro.