Economia

Altice confirma venda da Cabovisão

DR

É um objetivo a cumprir em breve. A venda da Cabovisão foi confirmada esta manhã durante visita presidencial a Paris.

Depois de comprar a Portugal Telecom, o grupo Altice vai vencer a Cabovisão. A ideia é evitar uma imposição que possa surgir da Autoridade da Concorrência.

A Altice tem em Portugal a Oni e a Cabovisão, a terceira maior operadora de televisão paga em território nacional, a seguir à NOS e ao Meo.

Consumada a compra da PT Portugal, o grupo francês fica com uma quota de mercado superior a 50% na internet, segundo os dados da Anacom. Nas comunicações fixas, a participação no mercado ultrapassa os 60% e na televisão, a PT junta aos seus mais de 1,3 milhões de clientes, os cerca de 200 mil clientes da Cabovisão e fica com 48% do mercado. No móvel, ganha escala com a quota de mercado de 47% do Meo.

Após a assembleia-geral da PT, realizada a 22 de janeiro e na qual foi aprovada a venda da empresa à Altice, os franceses mostraram-se conscientes de que poderia ser preciso tomar algumas decisões, entre as quais a venda da Oni e da Cabovisão, de forma a poderem concretizar a compra da PT Portugal.

Dexter Goei, presidente da Altice, afirmava, após a assembleia-geral da PT, que «se for preciso estamos preparados para abdicar de alguns desses outros ativos». Esta manhã, em Paris, durante um encontro com o Presidente da República, Cavaco Silva, Armando Pereira, sócio fundador da Altice, confirmou que a empresa vai mesmo avançar com a venda da Cabovisão.

Contactada pela TSF, a Autoridade da Concorrência (AdC) diz que ainda aguarda uma resposta da Comissão Europeia ao pedido, feito na semana passada, para analisar o processo de venda da PT Portugal à Altice. AdC diz, por isso, que por enquanto não tem qualquer comentário a fazer.