O anúncio foi feito pelo porta-voz da FIFA depois de uma recomendação de um grupo de especialistas nesse sentido face às elevadas temperaturas que se registam no Qatar em junho.
O Mundial de futebol de 2022 no Qatar vai realizar-se nos meses de novembro e dezembro, com a final a ter lugar no dia 18 de dezembro, anunciou a FIFA.
Numa declaração aos jornalistas, o porta-voz da organização, Walter de Gregorio, adiantou que a FIFA vai tentar que o torneio se realize em 28 dias, ao invés dos habituais 31 a 32 dias. O próximo passo, adiantou o porta-voz, vai ser conversar com as várias federações de futebol, em particular sobre o calendário de jogos.
De Gregorio esclareceu ainda que a decisão foi tomada no seguimento de uma recomendação de um grupo de especialistas para que o Campeonato fosse adiado devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir no Qatar em junho, e que podem exceder os 40 graus.
A UEFA tinha pedido que a final fosse realizada o mais tardar a 23 de dezembro mas, e segundo conta a BBC, a data teve a oposição de vários membros da FIFA que temia que a proximidade com o Natal pudesse por em risco a afluência dos fãs.