Desporto

Clubes ingleses foram "varridos" da Europa

Liga Europa DR/UEFA

Nem Liga dos Campeões nem Liga Europa, a Inglaterra ficou esta noite sem representantes nas competições europeias de futebol. Esta quinta-feira jogaram-se os oitavos de final da Liga Europa.

Os primeiros a apurar-se foram os clubes italianos Nápoles, que depois de vencer na primeira mão o Dínamo de Moscovo, por 3-1, empatou a zero em Moscovo, confirmando o apuramento, e a Fiorentina que venceu em casa da AS Roma, por 3-0.

Seguiu-se o Dínamo de Kiev que derrotou o Everton por 5-2, com os portugueses Veloso e Antunes a inscreverem o nome na lista dos marcadores. Com a eliminação do Everton, é a primeira vez neste século que não existem equipas inglesas nos quartos de final das competições europeias.

Em Itália, o Zenit de São Petersburgo, do português André Villas-Boas, alinhou com Danny e Neto a titulares, tal como os ex-Benfica Garay e Witsel e Hulk (ex-FC Porto) e, apesar da vantagem de 2-0 da primeira mão, não se livrou de um "susto" ao ver o Torino a fazer o 1-0 aos 90 minutos, tendo no prolongamento estado muito perto do golo que empatava a eliminatória.

O Sevilha, atual detentor da Liga Europa em futebol, apurou-se também para os quartos de final da competição, depois de nova vitória, desta vez por 2-1, sobre o Villarreal, no jogo da segunda mão. Sem Beto, ainda a recuperar de lesão, Daniel Carriço e Diogo Figueiras alinharam de início na equipa sevilhana, que trazia uma confortável vantagem (3-1) do jogo da primeira mão.

No único jogo que teve prolongamento de pouco valeu a vitória (2-1) do Ajax sobre o Dnipro, já que a equipa ucraniana seguiu em frente graças ao golo marcado na Holanda. No final dos 90 minutos os holandeses venciam por 1-0, com um golo de Bazoer, mas aos 97 Konoplyanka empatou a partida, complicando as contas ao Ajax, que ainda assim conseguiu a vitória no jogo fruto de um golo de van der Hoorn, aos 117 minutos.

Nos outros jogos da noite, destaque para a vitória (2-1) do Wolfsburgo, com Vieirinha a titular, sobre o Inter de Milão, com um resultado agregado de 5-2, e para a o apuramento dos belgas do Club Brugge, levando a melhor na eliminatória sobre o Besiktas (5-2).

Redação