Segurança

Sindicatos da polícia chamados à direção nacional da PSP

PSP Global Imagens

A convocatória foi feita ontem à tarde com uma agenda que se desconhece, mas, face ao momento atual, o dirigente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, Paulo Rodrigues, admitiu à TSF que o encontro servirá para discutir a proposta do Governo relativa ao Estatuto dos Profissionais da Policia de Segurança Pública.

A convocatória do diretor nacional da PSP abrange os 14 sindicatos da polícia. Nela, as estruturas sindicais são chamadas para uma reunião que decorre nesta altura.

Esta reunião ocorre no dia em que a ministra da Administração Interna, inicia com os sindicatos da PSP as negociações sobre o futuro estatuto profissional, cujas alterações proposta pelo Governo estão a gerar descontentamento entre os polícias.

Anabela Rodrigues, apresentou, no início deste mês, às estruturas sindicais a proposta de alteração ao estatuto profissional da PSP. Na altura, todos os sindicatos da PSP manifestaram-se contra a proposta, alegando que após a divulgação do documento gerou-se um clima de "instabilidade, insatisfação e revolta" entre os polícias.

O presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, disse que vai pedir à ministra Anabela Rodrigues que esclareça qual a disponibilidade do MAI em alterar a proposta apresentada.

O aumento da carga horária, a redução dos dias de férias, a criação de um novo regime de avaliação são alguns dos pontos contestados pelos polícias, que exigem que o estatuto consagre a profissão como de risco e de desgaste rápido.

A proposta do MAI prevê também a criação dos postos de agente-coordenador e chefe-coordenador e a dispensa do trabalho noturno dos polícias com mais de 58 anos, mantendo o pedido de passagem à pré-aposentação aos 55 anos de idade ou 36 anos de serviço.