Vida

Conselho de Redação da rádio pública não vai dar parecer sobre exoneração e nomeação de diretores

O Conselho de Redação da rádio pública enviou hoje uma carta à administração a informar que não vai dar parecer sobre o processo de exoneração/nomeação do diretor de informação por falta de fundamentação.

Na carta, a que a Lusa teve acesso e que também foi enviada com conhecimento da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e do sindicato, o CR/rádio refere que «não esquecendo que o prazo indicado por V. Excias [administração] de 10 dias finda hoje, 27 de março, e perante a inexistência da V. fundamentação", o órgão informa que "por lhe ser impossível ajuizar fundamentadamente, não irá emitir um parecer no processo de exoneração/nomeação» dos diretores de informação.

«Recordamos que a proposta de reunir com o CA [Conselho de Administração] sobre o assunto do parecer referente à exoneração/nomeação dos DI [diretores de informação] da rádio foi levada ao plenário dos jornalistas de redação do serviço público de radiodifusão, tendo sido rejeitada por maioria dos votos», adianta.

Na missiva, o CR/rádio inclui o parecer do Sindicato de Jornalistas, que deu razão ao órgão que representa a redação da rádio pública, considerando que não tinha informação necessária para dar um parecer sobre a exoneração de Fausto Coutinho de diretor de informação e a nomeação de João Paulo Baltazar para o mesmo cargo.