Economia

Governo prepara apoio às empresas portuguesas em Angola

O primeiro-ministro anunciou que o Governo está a estudar soluções e em breve deverá anunciar medidas de apoio às empresas portuguesas que exportam ou têm presença em Angola.

O anuncio de Pedro passos Coelho foi feito durante o debate quinzenal, no parlamento. O primeiro-ministro disse que o executivo não ignora «o que se está a passar em Angola» e está a trabalhar com o Governo angolano nalgumas soluções que não dependem somente de Portugal, e que «no passado já provaram em circunstâncias parecidas que podem sustentar algumas garantias para empresas portuguesas».

Apesar de nada mais ter adiantado sobre essas medidas, Passos Coelho acrescentou que há, no entanto, «outras soluções que dependem só de nós, se elas não tiverem um peso orçamental muito grande. Estamos justamente a analisar a possibilidade de podermos estender algumas garantias através das sociedades de garantia mútua para poder em termos de tesouraria suportar uma parte do risco cambial que está inerente às formas de solver responsabilidades de tesouraria de curto médio prazo para muitas dessas empresas, sobretudo pequenas e médias empresas. Estou convencido de que o Governo muito proximamente estará em condições de anunciar medidas em concreto».

O primeiro-ministro fez esta exposição em resposta ao líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

Depois de ouvido o anuncio de Pedro passos Coelho, a TSF ouviu o presidente executivo do grupo Rangel. Eduardo rangel diz que esta é uma boa decisão do Governo porque o problema atual tem a ver sobretudo com questões de tesouraria.