O filme "Almas Negras", de Francesco Munzi, é o vencedor da 8.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que encerrou, esta quinta-feira, no Cinema São Jorge, em Lisboa, anunciou a organização do festival.
O documentário "Le cose belle", de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno, recebeu a menção especial do júri e foi também o escolhido pelo público do certame.
"Almas Negras"/"Anime nere", que tem estreia prevista "para breve", em Portugal, "foi a escolha unânime do júri" da Festa, segundo a organização do certame. O filme foi um dos favoritos da crítica internacional ao Leão de Ouro da última edição do Festival de Veneza, em setembro do ano passado.
[youtube:rV9i_6CJOTk]
"Le cose belle", realizado ao longo de mais de dez anos, acompanha a vida de quatro jovens na cidade de Nápoles. O documentário, que recebeu o Prémio do Público, será exibido em Portugal, pelo menos nos canais TVCine & Séries.
Os outros filmes em competição foram "Idade à Flor da Pele"/"Short Skin", de Duccio Chiarini, "In grazia di Dio", de Edoardo Winspeare, "Incompresa", de Asia Argento, e "Più buio di mazzanote", de Sebastiano Riso.
O júri desta edição do festival era composto pelo crítico italiano Francesco di Pace, delegado-geral da Semana Internacional da Crítica do Festival de Veneza, pela antiga diretora do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Lidia Ramogida, o diretor do Festival de Teatro de Almada, Rodrigo Francisco, e a jornalista Ana Sousa Dias.
Uma homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, falecido hoje, em sua casa, no Porto, marcou igualmente a sessão de encerramento.
A Festa do Cinema Italiano segue para o Porto (de 09 a 12 de abril), seguindo-se Coimbra, Loulé e Funchal.