Artes

Escolíadas: 2500 alunos envolvidos na competição das artes de palco

DR/Escolíadas/João Silva

Nos próximos dois meses, cerca de 2500 alunos de 28 escolas secundárias e profissionais dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu vão fazer parte da 26ª edição das Escolíadas. Uma maratona de espetáculos de dança, teatro, música e artes plásticas, que tem por base um concurso entre alunos do ensino secundário.

Uma forma de criar competição saudável entre escolas, mas também de proporcionar o acesso à cultura e o trabalho das artes de uma perspetiva que não existe nas escolas. O projeto Escolíadas, que nasceu na Mealhada em 1989 e já se estendeu a grande parte da região centro, é encarado por professores, como um complemente ao percurso letivo dos alunos.

«As Escolíadas são um vício», afirma Conceição Limas, professora na Secundária de Esgueira, a escola vencedora das últimas duas edições. Como professora já participa na iniciativa há nove anos e foi nas Escolíadas que encontrou o conceito de Escola Total.

«É exatamente a concretização da totalidade da escola, na sua vertente de instrução e de educação. Consigo conhecer os alunos em todas as suas facetas, e são muitos, no total são 70 pessoas diretamente envolvidas nas Escolíadas», diz.

Os alunos mostram várias facetas nas provas de artes plásticas, dança, música e teatro, nos palcos do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, do Teatro Aveirense, do Centro Cultural de Ílhavo e do Multiusos de Viseu. Uma maratona de espetáculos, que começa a 17 de abril, mas que já leva vários dias de ensaios e de trabalho.

«Neste momento, as escolas são acompanhadas pelo STAFF, que tem ido ver os ensaios, as necessidades de meios que vão utilizar. Temos algumas parcerias, como o Start Teatro, o Palco Central, o Dance Centre, que podem ajudar as escolas a construir as suas escolas», garante.

Eunice Almeida, da organização, sublinha que as Escolíadas são a junção de várias escolas e de várias performances de estudantes, que têm, apesar da idade, já grande profissionalismo e que pretendem afirmar a sua existência através da cultura.

No total serão 16 espetáculos e as Escolíadas esperam que conseguir 12 mil espetadores. Grande parte dos alunos envolvidos segue para carreiras no mundo do espetáculo ou cursos superiores ligados às artes.

Também as quase duas dezenas de elementos que compõem o STAFF do projeto são escolhidos a dedo, todos eles já passaram enquanto estudantes pelo projeto Escolíadas. A edição deste ano estende-se por dois meses de espetáculos.