João Paulo Saraiva é o novo vereador das Finanças e dos Recursos Humanos da Câmara de Lisboa, pastas que estavam sob alçada do vice-presidente do município, Fernando Medina, que tomou hoje posse como presidente da autarquia.
Segundo confirmou o próprio vereador João Paulo Saraiva à agência Lusa, «as Finanças e os Recursos Humanos são os pelouros que transitam do [ex-vice-presidente] Fernando Medina» para este autarca do movimento Cidadãos por Lisboa (eleito nas listas do PS).
Com a entrada de João Paulo Saraiva, o executivo municipal -- de maioria socialista -- passa assim a contar com três vereadores deste movimento, incluindo o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, e a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques.
A Câmara é ainda composta por sete vereadores do PS (aos quais acresce o presidente), três do PSD, dois do PCP e um do CDS-PP.
O movimento Cidadãos por Lisboa é liderado por Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.
O socialista Fernando Medina assumiu hoje a posse da Câmara de Lisboa, sucedendo a António Costa que deixa o cargo para se concentrar na sua candidatura a primeiro-ministro.
Medina era, desde as eleições autárquicas de 2013, vice-presidente da Câmara de Lisboa e responsável pelas pastas das Finanças, dos Recursos Humanos e do Turismo.
A agência Lusa questionou a Câmara de Lisboa para saber quem ficaria com o pelouro do Turismo e quem passaria a vice-presidente, mas fonte oficial do município escusou-se a revelar nomes, remetendo informações para os próximos dias.
João Paulo Saraiva fez consultoria na área da gestão de projetos junto de várias câmaras do país. Recentemente, colaborava com o gabinete do vereador João Afonso e da vereadora Paula Marques e tinha uma empresa privada, que terá de abdicar de gerir.
Engenheiro de formação, João Paulo Saraiva foi ainda deputado municipal e diretor-geral da Administração Pública, contou o próprio.
O autarca remeteu mais explicações sobre o cargo para um comunicado que será emitido na terça-feira.