Política

Duarte Cordeiro é o novo vice-presidente da Câmara de Lisboa

Global Imagens

Fernando Medina escolheu Duarte Cordeiro para seu sucessor na vice-presidência do município de Lisboa. Um dia depois de tomar posse, o novo autarca da capital "arranja" a casa. O novo nº 2 anuncia, na TSF, investimento de dez milhões de euros para arranjar as ruas da cidade.

Responsável pelo Pelouro da Higiene Urbana e Estruturas de proximidade, Duarte Cordeiro soma agora mais uma competência na Câmara Municipal de Lisboa, ao saltar do sétimo lugar para número 2 da autarquia.

O vereador foi o "eleito" de Fernando Medina para assumir a vice-presidência da câmara lisboeta.

Escutado pela TSF, Duarte Cordeiro confirma o convite e diz que «é com enorme prazer que assumo esta responsabilidade para dar apoio e suporte a Fernando Medina. Temos uma excelente relação».

Duarte Cordeiro diz que terá como missão «suportar» o novo autarca, um «papel que é complementar às funções que já tinha».

Sobre as críticas feitas ao novo executivo, de estar fragilizado porque não foi eleito, Cordeiro responde «de todo. O Fernando Medina está extraordinariamente bem preparado. Demonstrou isso enquanto foi vice-presidente e vai mostrar como presidente rapidamente».

Duarte Cordeiro, ao contrário de Medina que assumiu a pasta das finanças na autarquia enquanto assegurou a vice-presidência, não vai ficar com esse pelouro. Ainda assim recusa falar em desvalorização. «As minhas áreas são de enorme responsabilidade. Não sinto nada uma desvalorização. O meu papel é determinante e vai continuar a ser. O pelouro das finanças ficará bem entregue», afirmou à TSF.

O novo vice-presidente vai assim continuar com os pelouros que dizem respeito à manutenção da cidade, ficando o das finanças nas mãos de João Paulo Saraiva, número 13 da lista eleita há dois anos.

Duarte Cordeiro, nesta entrevista à TSF, anunciou ainda que a repavimentação de Lisboa é uma das prioridades deste executivo. Nos próximos dois anos vão ser investidos cerca de dez milhões de euros para "consertar" cerca de uma centena de vias da cidade de Lisboa.

Redação