Artes

Peça que imagina reinado de Carlos de Inglaterra vence Prémio Olivier (vídeo)

D.R.

A peça "King Charles III" ("Rei Carlos III") que imagina como serão os primeiros dias do reinado de Carlos de Inglaterra, venceu o Prémio Olivier para a Melhor Estreia Teatral do Reino Unido. Veja o vídeo de apresentação da peça.

[youtube:cO5mWN7ItcI]

A peca, de autoria do dramaturgo britânico Mike Bartlet, inicia-se com a encenação das exéquias da rainha Isabel II e imagina, o filho, Carlos, príncipe de Gales, como um monarca disposto a intervir na política do país, negando-se a assinar uma lei, aprovada pelo parlamento, que restringe a liberdade de imprensa.

A peça estreou em abril do ano passado no Teatro Almeida, em Londres, e, entre as suas personagens incluem-se outros membros da família real, nomeadamente os netos da rainha, como Guilherme, que numa alusão a "Hamlet", de Shakespeare, aparece como o fantasma da sua mãe, a princesa Diana de Gales.

Os Olivier, prémios de teatro no reino Unido, distinguiram ainda Penelope Wilton como Melhor Atriz, pelo seu desempenho em "Taken at midmight", e Mark Strong, como Melhor Ator, pelo seu papel em "A view from the bridge".

O Olivier para Melhor Atriz Secundária foi para Angela Lansbury, pelo desempenho em "Blithe Spirit", e na categoria masculina venceu Nathaniel Parker pelo seu papel em "Wolf hall and bring up the bodies".

O Olivier para Melhor Espetáculo de Dança foi para a canadiana Crystal Pite, pelo bailado "A Picture of you Falling, The Tempest Replica and Polaris".

O belga Ivo van Hove recebeu o prémio de Melhor Encenador, pela adaptação da obra de Artur Miller, "A view from the bridge", um drama sobre a imigração em Nova Iorque, na década de 1950.

O prémio do público foi para o musical "Wicked", uma perspetiva alternativa do clássico literário de Lyman Frank Baum, "O feiticeiro de Oz", noticiou a Efe.

O Olivier para o Melhor Musical foi para "Sunny afternoon", baseado na carreira da banda britânica The Kinks.