Paula Moutinho é uma portuguesa que não é adepta da vacinação. À TSF confessa que não é fundamentalista e, por isso, há falta de um médico, que a apoie nesta sua convicção, acabou por ser vacinada e por vacinar a filha.
Paula Moutinho acredita que o sistema imunitário tem capacidade, por ele mesmo, para resolver os problemas que enfrenta. Uma ideia que foi ganhando consistência à medida que ia lendo livros ou investigações na internet.
Apesar das leituras, Paula Moutinho reconhece o papel da vacinação ao longo da História nomeadamente na forma como ela fez diminuir a mortalidade decorrente de algumas doenças. Ainda assim a convicção mantém-se, mas apenas no plano teórico.
Na prática, Paula Moutinho foi vacinada e vacinou a filha porque não encontrou um suporte científico ou apoio de um médico que desse sustentação à sua ideia.
A desconfiança de Paula Moutinho em relação às vacinas enquadra-se numa forma de estar na vida que a leva a optar por produtos naturais em vez de químicos para tratar da saúde.