O treinador,que está no clube há sete temporadas, diz que não tem acordo com outro emblema, mas também que não pretende fazer pausa na carreira.
«Eu sempre disse que quando sentisse que não era o treinador perfeito para esta equipa extraordinária, que saia. Acredito que é a decisão certa no momento certo. Não tenho qualquer ligação ou contrato com outro clube, mas também não tenho planos de fazer uma interrupção na minha carreira», afirmou Jurgen Klopp em conferência de imprensa.
O técnico germânico, de 47 anos, pegou na equipa em 2008, numa altura em que o clube passava por uma grave crise financeira, e conquistou duas "bundesligas" (2010-11 e 2011-12) e uma Taça da Alemanha (2011-2012), tornando-se no primeiro treinador da história do Borussia a conquistar o campeonato e taça na mesma temporada.
Em 2013, Klopp apurou o Dortmund para a final da Liga dos Campeões, tendo na altura perdido para o Bayern Munique, no Estádio de Wembley, em Londres.
O antigo avançado, que fez grande parte sua carreira no Mainz, clube em que depois iniciou a carreira de treinador, abandona Dortmund também com duas Supertaças germânicas no currículo (2013 e 2014), dois segundos lugares na Bundesliga (2012-13 e 2013-14) e uma final da Taça da Alemanha em que saiu derrotado (2013-13).
Esta temporada, o Borussia Dortmund está a fazer um percurso bastante irregular, tendo já mesmo ocupado o último lugar da Bundesliga. Atualmente, segue na 10.ª posição da prova, a seis pontos dos lugares de acesso às competições europeias.
«Achei que devia anunciar a minha decisão nesta altura, para que o clube consiga preparar da melhor forma a próxima temporada», explicou.
Klopp decidiu abandonar o clube apesar de ter contrato até 2018.