Vida

Descubra as fotografias que venceram o concurso Sony para profissionais

Plastic Trees Eduardo Leal/4SEE Photographers/Sony World Photography Awards

São treze categorias e numa delas, a de "Campanha", há um português premiado. Eduardo Leal, um jovem fotógrafo do Porto, ficou em terceiro lugar.

A fotografia que o júri do concurso distinguiu retrata um arbusto "vestido" com sacos de plástico.

Eduardo Leal chamou "Plastic Trees" à série de que essa imagem faz parte.

São fotografias tiradas por ele para chamar a atenção para a ameaça que os sacos de plástico representam para a região de Altiplano, na Bolívia.

Naquela parte do mundo, há milhões de sacos que voam ao sabor do vento até ficarem presos nos ramos da vegetação, com evidente estrago da paisagem natural.

Comentando o prémio, Eduardo Leal considerou que "o reconhecimento de um concurso como este dá um grande impulso à minha carreira, mas mais importante é a visibilidade que dá ao projeto, levando as pessoas a discutir, pensar e agir sobre o problema da contaminação da natureza provocada pelos sacos de plástico".

O americano John Moore, que foi vencedor na categoria Viagem, foi também considerado o Fotógrafo do Ano no concurso Profissional (o Prémio Iris de Ouro) pelo trabalho fotográfico desenvolvido em torno da epidemia do ébola na Libéria. Este prémio é escolhido entre os vencedores das 13 categorias.

É com esses trabalhos que se compôs a viagem pelo olhar que se propõe nesta galeria.