Desporto

V. Guimarães também empata e não se aproxima do Braga

Global Imagens/Fábio Poço

A equipa de Rui Vitória não conseguiu trazer os três pontos de Vila do Conde, empatou com o Rio Ave a golo.

Depois da igualdade de sexta-feira entre Sporting de Braga e Belenenses (1-1), no encontro de arranque da ronda, os vimaranenses deslocaram-se a Vila do Conde com a hipótese de poder ainda "sonhar" com a quarta posição e aumentar a vantagem sobre os 'azuis' do Restelo, sextos classificados.

O uruguaio Jonatan Álvez deu vantagem ao Vitória de Guimarães, aos 26 minutos, na conversão de uma grande penalidade, mas o Rio Ave chegou à igualdade através do bielorusso Renan Bressan, aos 82.

Com este resultado, a formação de Rui Vitória segue no quarto posto a sete pontos do Sporting de Braga, terceiro, e com quatro de vantagem sobre o Belenenses, quinto.

Por seu lado, ainda com aspirações europeias, o Rio Ave igualou provisoriamente o Paços de Ferreira no sétimo posto e continua a quatro pontos do Belenenses.

Em Coimbra, o Gil Vicente bateu a Académica, por 2-1, uma vitória que mantem viva a esperança de manutenção dos gilistas no principal escalão português.

A equipa da casa ainda esteve na frente do marcador, depois de Rui Pedro, aos 25 minutos, ter convertido uma grande penalidade, mas a equipa de Barcelos deu a volta ao resultado com tentos de Ruben Ribeiro, aos 38, e de Cadú, aos 67, ambos igualmente através de penaltis.

A Académica mantêm-se assim na 14.ª posição, com 27 pontos, enquanto os gilistas também conservam a 17.ª e penúltima posição, mas agora contam com 23 pontos, apenas menos dois do que o Vitória de Setúbal, 16.º e primeira equipa acima da linha de despromoção e que visita no domingo o campo do Boavista.

Na Amoreira, num encontro entre equipas do meio da tabela, Estoril-Praia e Marítimo empataram a uma bola, com o brasileiro Fernandinho a marcar para os da casa, aos 76 minutos, e o maliano Marega para os insulares, aos 85.

A 30.ª jornada do campeonato português segue no domingo com principal destaque para o clássico entre Benfica e FC Porto, líder e segundo classificado da prova, respetivamente, que vão entrar no relvado do Estádio da Luz separados por três pontos.