É a primeira vez que acontece nas últimas décadas. As crias de lince ibérico foram avistadas no Parque de Donaña em Espanha.
Os linces são a espécie felina que em todo o mundo corre mais riscos de desaparecer. A notícia do avistamento das duas crias fêmeas alegra os conservacionistas espanhois que até admitem a hipótese de haver mais uma cria. Os linces ibéricos, têm habitualmente três bebés quando vivem em liberdade.
As duas crias foram vistas à distância por uma equipa de biólogos do programa Iberlince e são filhas de uma fêmea com dois anos libertada em junho do ano passado naquela região.
Os nascimentos foram registados na zona de Badajoz e são vistos como um dado positivo e um passo em frente no programa de reintrodução destes animais à vida selvagem. O Iberlince faz libertações no sul de Portugal, mas também em Castilla-La Mancha, na extremadura espanhola e em Múrcia.
Também hoje, o Instituto de Conservação da Natureza confirmou a libertação de mais dois linces próximo de Mértola, no âmbito do programa de preservação desta espécie. Em Portugal são agora sete os linces em liberdade. O oitavo, uma fêmea, morreu envenenada em fevereiro deste ano.