Portugal

Directores editoriais assinam carta de princípios "Pela liberdade de Informação"

Em causa está a lei sobre a cobertura jornalística das campanhas eleitorais. O documento vai ser enviado aos mais altos representantes da República e órgãos deontológicos dos jornalistas, entre outras entidades.

Os diretores editoriais dos principais jornais, revistas, rádios e televisões de informação geral assinaram uma carta de princípios para a alteração da lei sobre a cobertura jornalística das campanhas eleitorais num encontro que decorreu esta quinta-feira 30 de abril de 2015.

Leia o documento na íntegra aqui

Numa nota de imprensa enviada às redações, o grupo informa que «o documento será será enviado ao Presidente da República, à Presidente da Assembleia da República, aos líderes parlamentares dos partidos com representação na Assembleia da República, ao Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, ao ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, à Procuradora Geral da República, ao Provedor de Justiça, aos Presidentes da ERC e da CNE, do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas e da Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas e aos conselhos de administração dos grupos de media envolvidos».

No encontro desta quinta-feira foram nomeados como representantes do grupo de diretores editoriais Graça Franco, diretora de informação da Rádio Renascença, José Alberto de Carvalho, diretor-adjunto da TVI, e Pedro Camacho, diretor da Visão.

Subscreveram o documento os diretores editoriais de todos os media nacionais de imprensa, rádio e televisão., adianta a nota.