O fotógrafo Simon Brann Thorpe pega em soldados reais e põe-nos em poses que lembram os soldadinhos de plástico. O cenário é uma frente de combate no território do Saara Ocidental. As fotografias de guerra ficam numa fronteira entre a realidade e a ficção.
Com o trabalho "Soldados de brincar" o artista quis pôr a nu a forma distanciada com que muitas pessoas acompanham as notícias das guerras. As imagens são estranhas e causam confusão. Colocados em pose sobre bidões de óleo espalmados, não se percebe bem se são mesmo militares que ali estão ou se são bonecos de plástico com que as crianças podem brincar.
É o resultado de uma colaboração entre Thorpe, um comandante militar e os seus homens, pertencentes à Frente do Polisário e pretende chamar a atenção para um conflito entre Marrocos e a Frente do Polisário que dura há quatro décadas.
As fotografias foram todas obtidas no Saara Ocidental, um território isolado e inóspito. Thorpe demorou dois realizar este trabalho que agora é publicado em livro de fotografias.
Todas as fotografias são de Simon Brann Thorpe / DR.