O presidente executivo da TAP elogiou o profissionalismo dos trabalhadores em funções durante a greve e acredita que depois da paralisação os danos causados na credibilidade da empresa poderão ser contidos e será recuperada a confiança dos clientes.
Numa carta dirigida aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, Fernando Pinto reconhece "o enorme esforço e profissionalismo" demonstrados ao longo dos sete dias de greve, quer pelos pilotos que "têm viabilizado diariamente a maior parte da operação" da companhia, quer por todo o pessoal envolvido nas diversas atividades.
"É um reconhecimento importante para todos nós na empresa, tornando possível acreditar que, uma vez estabilizada a atual situação, poderemos olhar para o day after [dia seguinte] ainda com alguma esperança de que os danos causados na imagem e credibilidade da nossa companhia possam ser contidos, de modo a podermos restabelecer, com razoável rapidez, a normalidade das nossas operações, e, pouco a pouco, reconquistarmos a confiança dos nossos clientes", lê-se no documento.
Fernando Pinto menciona ainda que com "este esforço de controlo de danos" em que a empresa e os trabalhadores estão empenhados "a necessária restruturação da empresa, a ter de ser levada a cabo, poderá talvez ser encarada de forma um pouco menos exigente, minorando os sacrifícios necessários".
Na carta, o gestor da transportadora aérea diz que a empresa e os trabalhadores estão a trabalhar em conjunto para "assegurar quanto possível a manutenção e funcionamento das operações, garantindo, em condições naturalmente muito exigentes e complexas, o melhor encaminhamento possível dos passageiros".
Fernando Pinto reforça ainda o quão "tem sido importante e indispensável a contribuição da maioria desses trabalhadores", destacando que, "por força desse trabalho e de um enorme sentido de responsabilidade", se têm evitado "maiores perdas e prejuízos" para a TAP, e procurado "atenuar, na medida do possível, todos os transtornos e inconvenientes trazidos à vida" dos clientes.
"Se é verdade que vários passageiros se manifestam através da comunicação social zangados com a TAP, muitos outros há que se mostram reconhecidos pelos esforços que temos feito para honrar o compromisso que temos com eles, levando-os ao seu destino", afirma.