A Direção Geral de Saúde (DGS) esclareceu esta tarde que a vacina Prevenar é gratuita para todas as crianças nascidas em 2015 e não apenas a partir de 1 de junho, Dia Mundial da Criança, como foi noticiado.
Esta manhã, foi avançado que uma vez que a vacina passará a integrar o Plano Nacional de Vacinação (PNV) a partir de 1 de junho, e como as crianças só podem começar a recebê-la aos dois meses de idade, a vacinação seria gratuita apenas a partir de agosto deste ano.
Uma informação que foi confirmada na TSF pelo diretor-geral de saúde, Francisco George, e que também está incluída no comunicado publicado no site oficial do Ministério da Saúde, onde pode ler-se que "a vacina passará, assim, a ser gratuita para todas as crianças nascidas após 1 de junho de 2015".
Agora a DGS veio esclarecer que a vacina Prevenar é gratuita para todas as crianças nascidas desde janeiro de 2015. Para a restante população, nomeadamente os adultos e as crianças nascidas antes 2015, o Estado vai comparticipar 15% do custo da vacina.
A vacina Prevenar, que previne doenças provocadas pela bactéria pneumococo, como a pneumonia, meningite, otite e septicemia, entre outras.
A inclusão da vacina no Plano Nacional de Vacinação foi possível após "negociações com a indústria farmacêutica" e vai custar ao Estado 2,5 milhões de euros, só em 2015.