Música

Será a musa de "Common People" a mulher do ministro Varoufakis?

GeneralBoles/Twitter

"Common People" é um dos maiores êxitos dos britânicos Pulp e uma música há muito envolta em mistério. Quem será a mulher grega, que quer fazer amor com pessoas comuns e que serviu de inspiração ao cantor Jarvis Cocker? O jornal grego Athens Voice diz que é a atual mulher do ministro Varoufakis.

Jarvis Cocker, o mentor dos Pulp sempre foi um excelente letrista e músico. Uma das músicas em que o prova é esta "Common People". A canção é de tal forma icónica que há dez anos a BBC 3 produziu o documentário "The Story of Common People" e nele tentaram encontrar a jovem retratada. Sem sucesso. Agora, talvez o jornal grego tenha resolvido o mistério.

[youtube:yuTMWgOduFM]

A canção abre com Jarvis Cocker a apresentar a sua amiga: "Ela veio da Grécia com vontade de aprender. Estudava escultura no Saint Martin's College, foi aí que ela me viu". Até aqui tudo bate certo. Danae Stratou, mulher de Yannis Varoufakis estudou nesta escola de artes e design entre 1983 and 1988. Jarvis passou por esta universidade em 1988.

Logo a seguir canta o inglês, "ela disse-me que o pai era rico". Outra afirmação que aponta para a direção de Danae Stratou. Ela é a filha mais velha de um industrial grego e de uma artista plástica. Danae era ainda criança quando começou a fazer as primeiras esculturas, tendo depois especializado-se na universidade britânica.

A música continua, os dois amigos pedem bebidas e "30 segundos depois", no refrão, a jovem grega deixa cair uma bomba. Um verso que transforma a canção num tema inesquecível. Primeiro em inglês: "I want to live like common people. I want to do whatever common people do, I want to sleep with common people I want to sleep with common people, like you". Em português: "Quero viver como gente do povo. Quero fazer tudo aquilo que o povo faz. Quero fazer amor com gente do povo. Quero fazer amor com gente do povo, como tu".

Jarvis não desarma e responde-lhe: "Vou ver o que é que posso fazer".

Desde 1995, a altura em que a música foi lançada, até agora, o cantor nunca revelou a identidade da mulher. Em algumas entrevistas foi dando pistas, mas até hoje... nada.

Se se confirmar que a jovem era mesmo Danae Stratou, talvez a grega tenha conseguido satisfazer parte dos seus desejos. O marido Yannis Varoufakis é do Syriza, um partido de extrema esquerda cujos membros, habitualmente, não usam roupas formais porque se sentem mais perto do povo.

O tal povo que a jovem grega da música tanto queria conhecer.