Desporto

Benfica mais perto do título, Penafiel despromovido

Reuters/Hugo Correia

Lima, Pizzi e Jonas foram os autores dos quatro golos da vitória do Benfica, este sábado, no Estádio da Luz, em encontro da 32.ª jornada da I Liga de futebol. O Penafiel viu confirmada a despromoção.

Lima, aos oito e 62 minutos, Jonas, aos 30, e Pizzi, aos 61, marcaram os golos dos 'encarnados', que somam 81 pontos e reconquistam o seu 34.º título se o FC Porto, segundo com 75, perder no domingo na receção ao Gil Vicente, 17.º e penúltimo classificado com 23.

Já o Penafiel, uma época depois de ter subido ao primeiro escalão, viu confirmado o regresso à II Liga, ao contabilizar 19 pontos, menos sete do que o Vitória de Setúbal, que ocupa a última posição a salvo da despromoção.

No fim da partida, Jorge Jesus disse que o objetivo foi cumprido: " a verdade é que o grande objetivo era vencer. Se pudéssemos vencer por mais do que um golo, melhor. Vencemos por quatro".

Sobre a revalidação do título de campeão nacional, o treinador "encarnado" disse acreditar que no domingo o "FC Porto vai ganhar ao Gil Vicente, tenho a certeza absoluta disso e nós vamos estar focados jogo a jogo. Faltam dois jogos e o primeiro, em Guimarães, é que é jogo de título. Este não era. O Benfica não está com o título quase na mão, está com o título na cabeça, tal como está desde a pré-época. Desde a quinta jornada que lideramos o campeonato com todo o mérito. Não me posso desviar do grande objetivo que é ser bicampeão. Nunca fui bicampeão no Benfica, nem eu nem nenhum dos jogadores do Benfica. É nisso que estamos focados. É só isso que interessa".

Já o treinador do Penafiel, deu os parabéns ao Benfica e analisou a época da equipa que hoje viu confirmada a despromoção.

"O Benfica é um justo vencedor, sem sombra de dúvida. Em relação à descida de divisão, julgo que este não é o momento para analisar toda uma época. Há um conjunto de fatores. O destino estava traçado, mas não quero beliscar a dignidade e a honra dos profissionais do meu plantel. Tentámos, dentro do possível. Mostrámos dignidade e se mais não conseguimos foi porque não pudemos", disse Carlos Brito.

Equipas iniciais:

BENFICA: Júlio César; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu, Samaris; Salvio, Pizzi e Sulejmani; Jonas e Lima.

PENAFIEL: Haghighi; Dani, Pedro Ribeiro, Ustaritz e Vítor Bruno; João Martins, André Fontes e Braga; Rafa, Rabiola e Quiñones.