"Fé" é o nome de um filme de animação sobre as aparições de Fátima. Uma película que está a ser produzida em Portugal e na qual as personagens surgem em versão "avatar".
"Fé" vai estrear em outubro de 2017, precisamente no ano em que se celebra o centenário das aparições de Fátima.
O filme de animação conta a história que tornou, na altura, aquela, pequena aldeia, no centro do mundo católico. Uma ideia que surgiu, há mais de um ano, a Rui Pedro Oliveira, administrador da empresa de novas tecnologias Imaginew, durante uma visita ao Santuário. Nessa visita , diz, apercebeu-se que a "história subjacente ao Santuário merecia um filme passível de ser visto por gente de todos os credos e de todas as idades" e meteu mãos à obra.
À TSF, o empresário conta que no filme entram cerca de 15 personagens. Na primeira linha estão, claro, Jacinta, Francisco e Lúcia e logo a seguir quatro Papas entre eles, o atual. Rui Pedro Oliveira confessa mesmo que enviou uma carta a Francisco informando-o de tudo o que é relacionado com o filme e convidando-o a "dar voz" ao seu próprio "avatar". Um convite recente ao qual ainda não obteve resposta.
Para a realização de "Fé" Rui Pedro Oliveira associou, para este projeto, a produtora Sketchpixel, uma empresa de Braga especializada em conteúdos tecnológicos como holografia, a qual está encarregue da produção criativa ou seja da construção dos "bonecos". Miguel Abreu, que lidera este processo, vai dirigir a equipa portuguesa, mas também os profissionais que nos Estados Unidos aceitaram o convite de Rui Pedro Oliveira para colaborar nesta " empreitada". São, diz, profissionais especialistas em animação e efeitos especiais que "trabalharam com a Pixar, Disney e colaboraram em filmes com o Senhor dos Anéis, Harry Potter, Avatar, Maléfica, entre muitos outros".
Entretanto, nos computadores da equipa de Miguel Abreu, da Sketchpixel, o trabalho de construção dos cenários e personagens já começou.
O produtor criativo explica que o "avatar" de cada personagem demora quase cinco meses a estar concluído uma vez que se trata de "um trabalho por fases" muito complexo em que tudo tem de ser estudado, desde as expressões ao movimento, de modo a que cada "avatar" se aproxime " o mais possível" da personagem que representa.
Até agora, apenas o"avatar" de Jacinta está praticamente concluído. A "boneca" tem cara redonda, olhos grandes e apresenta-se de mantinha na cabeça tal como surge a verdadeira Jacinta numa foto de 1917.
A produção deste filme vai rondar um investimento de cerca 10 milhões de euros, que serão angariados junto de investidores privados nacionais e internacionais. A apresentação oficial do filme em Portugal, será feita a 13 de maio de 2017 em Fátima. Depois será distribuído por vários países entre os quais Brasil, Colômbia e Espanha.