A peregrinação internacional ao Santuário de Fátima termina hoje.
Milhares de pessoas assistiram ontem em Fátima à procissão das velas. Hoje deve acontecer o mesmo, nas celebrações, que começam, esta manhã, com a missa, seguida da bênção dos doentes e termina com a procissão do adeus.
Para assinalar o 13 de maio, a TSF falou com Carlos Cunha. Um peregrino, de 63 anos, que fez já dezenas de peregrinações desde Caminhos de Santiago, a Fátima, passando por percursos ingleses e franceses.
Carlos Cunha conta a sua "experiência" e explica como se preparou e prepara para percorrer milhares de quilómetros.
Para um peregrino os "pés" devem merecer toda a atenção. Isso mesmo conta Carlos Cunha e também o presidente da Associação Portuguesa de Podologia. À TSF, Manuel Portela deixa alguns conselhos a quem se faz à estrada.
Hoje, as celebrações incluem o envio da primeira imagem peregrina de Fátima, que na década de 1950 percorreu o mundo e foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, para a primeira peregrinação às dioceses portuguesas.
Após deixar o templo mariano, a imagem inicia o percurso por Viseu, continuando por Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego e Coimbra.
Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Funchal, Aveiro, Angra do Heroísmo e Porto são as dioceses que seguem, culminando a peregrinação da imagem peregrina na diocese de origem, Leiria-Fátima, em maio de 2016.