Ontem, o primeiro-ministro levantou o véu. Agora, os dados sobre o crescimento da economia portuguesa estão a descoberto. Cresceu 1,4% no primeiro trimestre, em comparação com 2014.
A economia portuguesa cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano em termos homólogos e 0,4% face ao trimestre anterior, segundo a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais, hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatísticas.
Os dados conhecidos esta manhã mostram que desde o final do ano passado aumentou a procura interna. Subiram também as exportações e baixaram as importações, o que levou a um crescimento da economia de 0,4% em relação ao último trimestre do ano passado.
Comparativamente ao primeiro trimestre de 2014, o crescimento é ainda maior, de 1,4%.
O Instituto Nacional de Estatística explica nesta estimativa rápida, que a descida dos preços dos bens energéticos contribuiu também para acelerar a economia nacional. Isto porque levou a uma queda significativa das importações e a um aumento da procura externa.
Estes números confirmam o que disse ontem o primeiro-ministro. Passos Coelho apontava já para um crescimento homólogo e em cadeia da economia portuguesa.
O chefe do governo justificou o aumento da procura interna, com a criação de emprego e também com o aumento das exportações.