Portugal

Aeroporto de Lisboa: Táxis com novos preços

Aeroporto da Portela Global Imagens/José António Domingues

A utilização de táxis nos aeroportos vai ter novas regras. Só falta assinar o protocolo.

Cada serviço a partir da zona de chegadas passa a ter um custo mínimo de 20 euros por 14 km e 800 metros. Só a partir desta distância começam a ser cobrados novos impulsos. ANA - Aeroportos de Portugal recebe um euro por serviço.

Segundo Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL (Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), o documento está fechado.

Resulta de uma negociação que envolveu, para além da ANTRAL, a ANA - Aeroportos de Portugal, o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) e a Câmara Municipal de Lisboa. Só falta a assinatura do protocolo para que as novas regras entrem em vigor. O presidente da ANTRAL diz que a decisão está dependente do novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O valor de um euro, por cada serviço, a pagar à ANA, servirá, diz Florêncio Almeida, para "fazer algumas alterações à praça de táxis, criar novas condições para que os táxis possam exercer a sua atividade. Tem de pôr cancelas, isso tem custos e isso é para custear os custos que a ANA vai ter".

A solução é aceite por Florêncio Almeida ainda, que com reservas. Já o Governo, diz o presidente da ANTRAL, não concorda com a solução: "Nunca apoiou esse euro que os táxis tenham de vir a pagar para a ANA. O Governo entende que os táxis prestam um serviço público e que devem ter acesso livre".