Portugal

Um beijinho e adeus. Passageiros têm de ser rápidos nas despedidas

"Kiss & Fly" DR

Chama-se "Kiss & Fly" e já é aplicado em vários aeroportos europeus: Paris, Praga, Helsínquia, Bruxelas, Nice, Londres. Também vai chegar a Portugal.

A ANA - Aeroportos de Portugal lembra que todos estes aeroportos têm cancelas nas ruas de acesso aos terminais de partidas e chegadas e quer agora trazer o mesmo conceito para os aeroportos portugueses.

A ANA inicia este sistema no aeroporto de Faro até ao final do mês de junho, depois alarga o conceito ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no último trimestre do ano. Em Lisboa, o conceito "Kiss & Fly" só vai ser aplicado em 2016.

A empresa que gere os aeroportos portugueses sublinha que, com esta medida, o acesso público vai ser assegurado e que apenas os utilizadores particulares vão pagar uma taxa se demorarem mais de dez minutos a deixar ou ir buscar passageiros aos terminais.

A ANA informa que o valor a pagar ainda não está definido mas salienta que esta medida pretende melhorar o acesso aos terminais, a segurança e a sustentabilidade ambiental, evitando níveis excessivos de poluição junto aos aeroportos.