Economia

Novo recorde nas dívidas incobráveis

Reuters

Particulares ultrapassam empresas por larga margem.

A dívida acumulada desde o início do ano é de 418 milhões de euros. Um valor que representa mais de metade do total da dívida do ano passado. O Diário Económico cita dados do Ministério da Justiça, para referir que a lista de devedores não para de crescer.

No mês de fevereiro registou-se um novo recorde, com quase 9 mil incumpridores. Ao todo, desde o início do ano, entraram para a lista negra mais de 130 mil empresas e sobretudo particulares. Aliás, os particulares são a maior fatia dos que têm dívidas incobráveis, com quase 70%. Diariamente há mais 175 novos nomes na lista dos que têm dívidas por pagar.

A explicação encontra-se no aumento do desemprego. Antes da crise, podia-se penhorar os salários, quando havia dívidas de particulares, mas isso deixou de ser possível, se o devedor estiver sem trabalho.

Especialistas ouvidos pelo Diário Económico dizem que estes dados mostram que os efeitos da crise ainda se fazem sentir nas finanças das famílias e empresas. E é uma tendência que deve manter-se durante alguns anos.