Música

Não gosta da música que os seus filhos ouvem? Tem razão, diz um estudo

DR

Os pais que se lamentam ao ouvir as canções adoradas pelos filhos não têm gosto duvidoso. Eles, os mais novos, é que têm.

Uma equipa de cientistas melómanos analisou as letras de 225 canções que ocuparam o primeiro lugar na classificação das melhores vendas nos EUA desde 2005 e utilizaram testes normalizados para determinar o nível lexical.

O resultado mostrou que estes êxitos tinham um nível de leitura média de CE2 (3ºano de escolaridade), o que corresponde ao de uma criança de oito anos. Para mais, este nível está a baixar desde há dez anos.

A designada 'country music' oferece as letras mais avançadas, com o R&B (rhythm & blues) e o hip-hop no fim da escala. A classificação melhor da 'country' explica-se porque tem menos interjeições, como 'yeah' ou 'oh', afirmou o principal autor do estudo, Andrew Powell-Morse.

Este adiantou que a metodologia utilizada concentrou-se apenas no nível de leitura, ignorando as metáforas ou as emoções exprimidas nas canções estudadas.

A canção com a classificação mais elevada foi a do cantor de 'country' Blake Shelton designada 'All about Tonight' ('Tudo sobre esta noite'). A preocupação do estudo não é uma investigação centrada na filosofia, como mostra a escolha desta canção de 2010, que é uma ode à festa e às noites bem regadas.

Uma canção da banda Red Hot Chili Peppers chamada 'Dani California' surge em segundo lugar, com a sua letra a contar as aventuras de uma rapariga do sul dos EUA, cuja vida derrapa para o caos na Califórnia.

Por género musical, as canções de Mariah Carey são consideradas as mais elaboradas entre os artistas pop e as de Eminem entre as de hip-hop.