Desporto

Cristiano Ronaldo está pertíssimo de uma quarta 'Bota de Ouro'

Juan Medina / Reuters

Cristiano Ronaldo fechou a Liga espanhola de futebol com 48 golos, hoje marcou mais três e ficou muito perto de ganhar a quarta 'Bota de Ouro'.

A confirmar-se que é para Ronaldo que vai a "Bota de Ouro", o internacional português torna-se no primeiro jogador de sempre a conseguir ganhar este troféu por quatro vezes ao longo da carreira.

O prémio é entregue ao melhor marcador numa época em jogos da UEFA. O '7' dos 'merengues' conquistou a sua primeira "Bota de Ouro" em 2007/08, ainda ao serviço do Manchester United. Voltou a ser o melhor marcador europeu em 2010/11 e na época passada. Agora revalida, pela primeira vez, o título de 'rei' dos goleadores dos campeonatos europeus.

No histórico do troféu, o 'capitão' da seleção portuguesa, que hoje cumpriu o jogo 200 na Liga espanhola e o 300 pelo Real Madrid, vai passar, assim, a ser o primeiro com quatro troféus, contra três de Messi (2009/10, 2011/12 e 2012/13).

No que respeita à Liga espanhola, que hoje fechou, Cristiano Ronaldo já selou o seu terceiro troféu, batendo o seu recorde pessoal, os 46 de 2011/12, que, então, não lhe valeram o troféu, face aos 50 de Lionel Messi.

Na tabela da 'Bota de Ouro', ainda por encerrar, Ronaldo tem uma vantagem de cinco golos e 10 pontos sobre o segundo classificado, precisamente o argentino do FC Barcelona, que hoje 'bisou' na receção ao Deportivo (2-2) e que ainda tem dois jogos por fazer: a final da Copa do Rei e a final da Liga dos Campeões.

Esta época, Cristiano Ronaldo conseguiu uma vez cinco golos num só jogo, o seu recorde de carreira (9-1 ao Granada, a 05 de abril), marcou quatro duas vezes, somou seis 'hat-tricks', quatro 'bis' e marcou um tento em 13 jogos, ficando apenas em 'branco' em 10.

Hoje, selou o 'hat-trick' com um tento de cabeça, aos 13 minutos, um de livre direto, aos 32, e outro de grande penalidade, aos 34. Aos 58, acabou substituído por Odegaard, quando parecia destinado a chegar aos 50 tentos.

No Real Madrid desde 2009/10, o português soma 226 golos na Liga espanhola, em 200 encontros, tendo igualado Cesar no sexto posto, e, em todos os jogos oficiais pelos 'merengues', totaliza agora 314 tentos, em 300 embates.

Redação