Arranca com 50, mas pode chegar aos trezentos operadores. O call center, que abre hoje em Vieira do Minho ao serviço da Altice, instala-se na terra natal de um dos sócios da empresa, Armando Pereira, que controla 30% da empresa.
Vieira do Minho é considerado um concelho com baixa densidade, tem apenas 15 mil habitantes, mas a taxa de desemprego concelhia chegou a ser de 20%, daí que não se estranhe a posição do presidente da câmara face à instalação deste call center. Para António Cardoso trata-se de "uma lufada de ar fresco na questão da empregabilidade e na criação de postos de trabalho assim como na manutenção das populações no nosso concelho".
António Cardoso sublinha que este é um "dia histórico" e diz esperar captar luso-descendentes em países francófonos porque "renasce a esperança para os que ainda aqui estão e já temos bastantes emigrantes que estão em países como a França e o Luxemburgo com vontade de regressarem à sua terra mãe e de certa forma vamos tentar dar-lhes a oportunidade que no passado não a tiveram", destaca o autarca.
Contrapartidas
O call center vai ser gerido por uma empresa de trabalho temporário e o município ofereceu algumas contrapartidas, desde logo a formação básica em francês e informática aos jovens trabalhadores.
O presidente da câmara salienta: "O queremos é que não haja falta de emprego por falta de capacitação. Tanto mais que Armando Pereira (controla 30% da Altice) disse-me que não haveria limites impostos e portanto é uma questão de oportunidade e das pessoas estarem capacitadas".
Ainda como contrapartida, a câmara fez obras no valor de 200 mil euros na recuperação do piso superior da central de camionagem. Por este espaço a gestora do call center vai pagar uma renda durante os cinco anos do contrato.
"O espaço da central de camionagem também é um espaço da autarquia e tem uma parcela sobrante que facilmente, a todo o momento e em pouco tempo pode ser ampliado" de acordo com as necessidades do operador, concluiu António Cardoso.