Justiça

José Sócrates ouvido pelo Ministério Público

José Sócrates Artur Machado/Global Imagens

O antigo primeiro-ministro foi ouvido esta quarta-feira pelo investigadores da "Operação Marquês", depois de terem surgido novidades na investigação.

Numa resposta enviada à TSF, a Procuradoria-Geral da República esclarece que "ao abrigo do art.º 86, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, confirma-se que José Sócrates é ouvido pelo Ministério Público no âmbito da denominada "Operação Marquês". A diligência tem como objetivo principal ouvir o arguido sobre factos entretanto apurados no decurso do inquérito".

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, estando indiciado dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

A semana passada, o juiz Carlos Alexandre decidiu rever a medida de coação de Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates, que passou de prisão preventiva para prisão domiciliária, com pulseira eletrónica.

O antigo administrador do grupo Lena estava em prisão preventiva no estabelecimento prisional da Polícia Judiciária, em Lisboa, onde partilhava cela com João Perna, motorista de José Sócrates, desde 21 de novembro.