Artes

3, 2, 1... Serralves em Festa está quase a começar

Global Imagens/ Arquivo

A festa das 40 horas ininterruptas de arte, em Serralves, acontece este fim de semana. Ponha o chapéu, protetor solar e óculos de sol para partir à aventura neste espaço, que este ano, expande-se até à Baixa do Porto.

O 12.º Serralves em Festa arranca hoje na baixa do Porto antes de, no sábado, iniciarem as 40 horas contínuas em Serralves com o objetivo de unir artistas e público como "parte de um coletivo", disse a organização.

O evento deste ano tem por tema "Um entre muitos", sendo a ideia "que as pessoas possam fazer e sentir-se parte de um coletivo", num momento em que "públicos e artistas vão partilhar lugares e experiências marcantes ao longo destas 40 horas", disse à Lusa a diretora de recursos e projetos especiais de Serralves, Cristina Passos.

"Em 40 horas concentramos atividades, áreas disciplinares, cruzamos áreas disciplinares entre as artes performativas e as artes visuais num confronto único neste parque magnífico", afirmou Cristina Passos, que frisou que este ano vão estar abertos o portão da avenida Marechal Gomes da Costa e também o próximo da rua Bartolomeu Velho.

O objetivo é que, desta forma, se dê resposta a uma procura crescente por parte dos visitantes do Serralves em Festa, que, no ano passado, ultrapassaram as 140 mil pessoas.

"O número de públicos para o qual trabalhamos é sempre incerto, mas o que posso garantir é que estamos completamente dimensionados quer em termos de atividades quer em termos de restauração e capacidade de acolhimento para todos quantos quiserem vir passar 40 horas inesquecíveis", afirmou Cristina Passos.

Na baixa da cidade haverá espetáculos às 15:30 de hoje na Reitoria da Universidade do Porto e depois às 16:00 no mesmo local, seguindo-se atuações às 21:00, 22:00 e 22:30 próximo da estação de São Bento. O evento, a decorrer em Serralves das 08:00 de sábado até às 24:00 de domingo, conta com nomes como o coletivo de jazz The Pyramids em colaboração com cinco músicos portugueses, o projeto Ndagga Rhythm Force de Mark Ernestus, o duo de Jacarta Senyawa, Paus com Jemima Stehli, para além dos The Pop Group, entre outros.