Outras modalidades

Benfica é tetracampeão de basquetebol

Global Imagens/Miguel Pereira

Os "encarnados" conquistaram o seu 26.º título de campeão português, o quarto consecutivo, ao vencerem o Vitória de Guimarães no terceiro jogo da final dos "play-offs".

Depois dos triunfos em Lisboa nos dois primeiros jogos (75-67 e 77-69), em Guimarães - cidade que parece ser 'talismã' para os benfiquistas, uma vez que também foi ali que há duas semanas conquistaram o bicampeonato de futebol - o domínio da equipa de Carlos Lisboa começou a desenhar-se desde cedo.

Ao intervalo, o Benfica vencia por uma diferença de 11 pontos, começando a consolidar uma vantagem que a equipa do Vitória não conseguiria desfazer apesar de o norte-americano Doug Wiggins ainda ter criado grandes dificuldades à defesa visitante sendo o melhor concretizador do clube da casa com 21 pontos.

Mas do outro lado, estava Jobey Thomas que praticamente 'empurrava' o grupo para o ataque, sendo responsável, ainda ao intervalo por 24 dos 42 pontos dos benfiquistas. O também norte-americano acabaria por ser o melhor em campo com 29 pontos marcados, 15 deles através de triplos.

No terceiro período, o Benfica conseguiu manter-se sempre à frente do marcador com uma vantagem ou superior a dez pontos, terminando com um 48-59.

Mas, no quarto e último parcial, os vitorianos ameaçaram uma recuperação. A Um minuto do fim, A equipa da casa encurtou a desvantagem para dois pontos (63-65).

E não fosse Doug Wiggins ter falhado dois lançamentos de livre consecutivos, as contas do título ter-se-iam complicado para o Benfica, mas Mário Fernandes marcou um triplo a 24 segundos do fim que acabou por repor a equipa da Luz no caminho do tetracampeonato, acabando com uma vantagem de oito pontos: 71-63.

Este foi o sexto campeonato que os 'encarnados' venceram nas últimas sete épocas, um domínio que apenas chegou a ser interrompido em 2010/11 pela entretanto extinta equipa do FC Porto.