Segurança

Crianças: Pulseiras Estou Aqui vão manter-se até final do ano

Pulseira Estou Aqui DR/PSP

A PSP tem 50 mil pulseiras para distribuir ao abrigo do programa Estou Aqui. Este ano, as pulseiras podem ser ativadas nas esquadras.

A PSP tem, este ano, 50 mil pulseiras para distribuir ao abrigo do programa "Estou Aqui!", que permite identificar crianças desaparecidas.

Ao contrário de outros anos, a iniciativa vai prolongar-se para lá do verão. A PSP decidiu manter a base de dados ativa até final do ano.

Para terem acesso a este serviço, explica Paulo Flor, relações públicas da PSP, os pais devem entrar no site do programa Estou Aqui para fazer o pré-registo e identificar a esquadra onde pretendem levantar a pulseira. "Isto permitirá garantir, numa primeira fase, que não exista um esgotamento de stock», como aconteceu em anos anteriores, explica aquele responsável.

Este ano, a PSP toma também a iniciativa de ativar as pulseiras nas esquadras, uma vez que, em anos anteriores, 20 por cento das pulseiras não eram ativadas.

Paulo Flor lembra que as pulseiras não são um GPS mas sim um meio para a polícia encontrar mais depressa os pais das crianças que se perdem.