A comemorar 75 anos já na próxima semana, o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, recebe cerca de 230 mil visitas anuais.
Para além das tradicionais casas e monumentos, o parque temático criou uma programação especial para assinalar o Dia da Criança, desafiando as escolas a brincadeiras com história e a atividades lúdicas e didáticas dentro de alguns dos edifícios que compõem o Portugal dos Pequenitos.
Ponto de paragem para muitas crianças e jovens portugueses ao longo destes 75 anos, o Portugal dos Pequenitos tem em curso um projeto de ampliação para construir novas casas, mais contemporâneas.
Logo pela manhã, Portugal... o dos pequenitos... foi invadido por crianças à descoberta! "A casa do Brasil, onde vimos coisas tradicionais deste país, a Igreja, e fomos ao cinema". A Maria Inês, de 9 anos, é uma das dezenas de alunos da EB 1 de Belide, em Condeixa, que esta manhã participaram nas atividades do dia da criança no mais antigo parque temático português.
Miniaturas dos monumentos, casas típicas de cada região do país, mas também das ex-colónias e alusivas aos descobrimentos, construídas nos anos 60, mas com atividades contemporâneas, como por exemplo, yoga na Casa da Índia.
Na réplica da Universidade de Coimbra, os alunos da escola do Ameal, com apenas cinco anos já aprenderam a lição. Sabem para que servem as casas do Portugal dos Pequenitos: "Para brincar!".
Brincar com história, num local que acolhe cerca de 230 mil visitantes por ano. "Ao longo do ano temos visitas guiadas temáticas, com lendas e histórias, que explicam pormenores da nossa arquitetura e momentos da nossa história que estão aqui representados", afirma Lúcia Monteiro, diretora do parque.
Portugal vai crescer dentro dos muros do Portugal dos Pequenitos. "Novas construções, de um Portugal moderno, porque as construções terminaram nos anos 60, com conteúdos pedagógicos mais adequados aos dias de hoje", acrescenta.
O projeto ainda está a ser desenhado, mas pretende um Portugal dos Pequenitos com novos motivos de visita, mantendo-o numa rota turística que tem crescido desde que a Universidade de Coimbra é Património da Humanidade.
A nível internacional são sobretudo os espanhóis quem mais visita o Portugal dos Pequenitos... É raro o dia que o mais antigo parque temático português não receba uma escola para viajar pelos monumentos mais emblemáticos de Portugal.
Ao longo do Dia da Criança, é possível praticar escalada, slide e vai haver ainda recreações históricas, animação e pinturas morais. Para as meninas, fica a sugestão, uma das novidades é a transformação de um dos palácios no Palácio da Barbie, com a famosa bonita vestida a rigor consoante a parte do mundo que representa.