Economia

Ministério da Economia vai investigar "lista VIP" na ASAE

JN

Depois de ter dito ser "absolutamente falsa" a existência dessa lista, agora a tutela decidiu desencadear um processo inspetivo.

A decisão é tornada pública num comunicado emitido esta tarde. Nele se explica que " ontem em comunicado, a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE, alegou ter "recentemente tomado conhecimento de diversas situações que colocam em causa a liberdade do ato inspetivo e a autonomia dos inspetores" daquela entidade".

"Atendendo à gravidade" destas afirmações, diz o comunicado, "decidiu o Ministro da Economia, após audiência com o Inspetor-Geral da ASAE que decorreu esta tarde, desencadear um processo inspetivo no sentido de se apurar a verdade dos factos e poderem ser tiradas as devidas consequências".

Mais se informa que para dar oportunidade à Associação Sindical de concretizar as suas acusações, o Ministro da Economia, conjuntamente com o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, receberá amanhã ao princípio da tarde, em audiência, a direção do sindicato.

O comunicado surge depois de, num primeiro momento, o Ministério da Economia ter dito ser "absolutamente falsa" e "desprovida de qualquer fundamento" a existência de uma "lista VIP" da inspeção económica e recusa as acusações feitas pelo sindicato da ASAE de ter sido proibida a fiscalização a determinados agentes económicos.