Portugal

População de Nelas reclama melhorias na Estrada Nacional 234

Estrada Nacional 234 Amadeu Araújo/TSF

A população de Nelas exige melhorias na EN234, que liga o IP 3 à A25, e por onde passam todos os camiões vindos do sul e do centro, rumo à fronteira.

Os cidadãos do concelho de Nelas constituíram um movimento que exige uma "intervenção urgente" para melhorar a segurança na Estrada Nacional (EN) 234 devido ao "elevado número de acidentes registado naquela via".

Por dia, circulam mais de dois mil veículos nesta estrada que "soma movimento e problemas", diz Alexandre Borges, um dos promotores do movimento. A estrada "corre paralela à linha férrea e atravessa vilas, aldeias e pequenas povoações. Entre Carregal do Sal e Nelas as curvas da estrada são o principal problema", adianta.

"Problemas são o que não falta aos bombeiros de cada vez que há um acidente", acrescenta João Rodrigues, comandante da corporação de Canas de Senhorim. São "sobretudo acidentes com pesados, que implicam prolongadas manobras de resgate e que têm causado feridos graves e, nalgumas situações, mortes".

Entre 2010 e 2014, o movimento contabilizou 55 acidentes, aos quais acrescem mais dez já registados em 2015. Não raro há atropelamentos porque são muitos os populares que circulam nesta via nacional mas de caráter urbano.

Esta sexta-feira os cidadãos reúnem-se, em Nelas, numa sessão pública para exigir "a intervenção urgente e necessária para estabelecer as condições de segurança rodoviária adequadas".