Germán Efromovich e David Neeleman entregaram hoje as propostas finais à compra da TAP. Ambos os candidatos garantem que entregaram propostas melhoradas.
A Parpública, no âmbito da venda de 61% do capital da TAP SGPS, confirmou hoje que recebeu duas propostas dentro do prazo definido pelo Governo para a fase de negociações: uma da Gateway, de David Neeleman, e outra da SAGEF, de Germán Eframovich.
A Parpública acrescenta ainda que o passo seguinte vai ser a realização de um relatório de apreciação das propostas dos dois concorrentes, a fim de o submeter ao Governo.
O prazo para a entrega das propostas melhoradas terminou às 17h00 desta sexta-feira, mas ainda não são conhecidas as melhorias que os dois concorrentes propõem ao Governo.
Em comunicado, Germán Eframovich informa que "findo o período de negociações com o Governo, esta candidatura entregou, na data e hora previstas, uma proposta melhorada relativamente à privatização da TAP, proposta essa que vai de encontro ao objetivo de modernização e desenvolvimento desta companhia aérea, como empresa de referência".
Nas propostas iniciais, Efromovich oferecia 35 milhões de euros pela TAP e promovia uma capitalização de 350 milhões de euros em dinheiro e espécie - 250 milhões de euros em dinheiro e 100 milhões em aviões (38 novos e outros 12 já previstos pela companhia).
David Neeleman prometia 20 milhões de euros ao Estado português e entre 300 e 350 milhões de euros de capitalização para a empresa. Esta injeção de capital previa uma renovação da frota da TAP em 52 aviões (12 deles já previstos pela companhia).
O Governo não tem um prazo para se pronunciar sobre as propostas, mas é possível que a privatização da TAP seja decidida em Conselho de Ministros já na próxima semana.