Desde sexta-feira que a Casa de Chá de Joana Vasconcelos, que esta segunda-feira será inaugurada, é a principal atração do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra.
A completar 75 anos continuam a ser muitos os miúdos e graúdos que se deslocam a Coimbra para viajar por todo o país.
O trabalho em ferro forjado demorou sete meses a ser construído e será uma instalação permanente no parque temático que começou a ser edificado nos anos 60. O bule gigante, além de atração principal, representa o arranque de novas construções mais contemporâneas.
Paula já é adulta, mas sorri sentada dentro da Casa de Chá da artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos, que é a atração do Portugal dos Pequenitos nos próximos dias. Dentro do bule garante estar a "reviver a infância. É muito engraçado e fora do vulgar".
Lúcia Monteiro, diretora do Portugal dos Pequenitos, conta que o "Bule ou Casa de Chá, como lhe quisermos chamar, resultou de contactos da Fundação Bissaya Barreto (FBB) com a artista e significa a contemporaneidade que o novo projeto que se pretende para o Portugal dos Pequenitos quer ter".
Trata-se de uma peça em "rendilhado português, muito semelhante ao rendilhado do portão principal do Portugal dos Pequenitos".
Uma coincidência feliz que complementa um parque que, sem abandonar a sua função lúdica e pedagógica, vai avançar com a construção de novas casas, que se inicia com esta peça de Joana Vasconcelos.
O bule tem sido uma atração para graúdos e miúdos, mas há mais dicas para os novos ex-líbris nacionais a incluir. Por exemplo, Maria Olívia, de 63 anos, é de Abrantes e pela primeira vez no Portugal dos Pequenitos deixa uma sugestão: "O Castelo de Almourol, muito embora tenha gostado de tudo o que vi aqui desde que cheguei. Não há nada aqui que não seja engraçado".
Do Porto, Cristiana e Paulo passeiam a bebé de meses pelas ruas estreitas do Portugal dos Pequeninos. Vieram pela bebé? Não, vieram por eles. "O facto de termos estado aqui quando éramos novos leva-nos a querer que os nossos filhos também tenham essas memórias". O que muda é a perspetiva: "pensamos é muito grande, mas quando chegamos aqui as casas são muito pequeninas", sorri.
Para 2016, em Coimbra, no Portugal dos Pequenitos, devem surgir mais casas regionais. Por agora, a par da Casa de Chá de Joana Vasconcelos será inaugurada uma casa típica das aldeias de xisto, construída pela Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto.