Morrem 3 portugueses por cada milhão em resultado de overdose. A média na União Europeia é de 17 e na Grã-Bretanha de 44 mortos por cada milhão. The Independent surpreende-se.
O jornal Independent de domingo surpreendia-se com o reduzido número de mortos por overdose em Portugal. Para o jornal isso é resultado da opção por descriminalizar as drogas há 14 anos.
O artigo de Chris Ingraham lembra que as drogas continuam a ser ilegais em Portugal, mas quem é apanhado com pequenas quantidades não vai preso nem tem registo criminal.
Daí que entre os portugueses adultos só haja 3 mortos por cada milhão de habitantes. Muito abaixo de todos os países europeus, com exceção da Roménia.
Outra conclusão citada pelo The Independent: o uso de drogas legais sintéticas é menor em Portugal: porquê comprar marijuana falsa ou perigosas drogas sintéticas se se pode comprar a verdadeira, pergunta o jornal?
Ainda assim, não se pode estabelecer uma causalidade direta entre liberalização do consumo de drogas e menor taxa de overdose, como acentua, neste trabalho do jornal inglês, João Goulão.