Política

Teixeira dos Santos: "É o reconhecimento que algo importante foi feito"

Lusa/Paulo Novais

O antigo Ministro das Finanças do governo de José Sócrates, responsável pelo pedido de ajuda de Portugal, esteve em Lamego, onde foi condecorado pelo Presidente da República.

Honrado e orgulhoso. Teixeira dos Santos foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo durante a sessão Solene Comemorativa do 10 de junho - Dia de Portugal.

No final de cerimónia falou sobre a distinção dizendo que "é reconhecimento de que algo de importante foi feito, nomeadamente, quando se reconhece que o país tinha de pedir ao seus parceiros ajuda financeira face às difíceis condições do mercado".

Teixeira dos Santos era Ministro das Finanças quando, em 2011, Portugal pediu ajuda internacional. Quatro anos depois, Cavaco Silva condecora-o. Teixeira dos Santos diz estar "honrado", porque o "Presidente da República veio reconhecer o mérito dessa decisão, e que foi um serviço prestado ao país. Tive o privilégio de o reconhecer na minha pessoa".

Aos jornalistas, Teixeira dos Santos mostrou-se, ainda, convicto, que aquela foi a melhor decisão que podia ter tomado na altura.

"Apesar dos tempos muito difíceis que o país viveu desde então, estou convencido que se essa decisão não fora tomada, a situação teria evoluído pior do que aquilo que de facto foi".