Artes

Afonso Reis Cabral com a vida cheia a pensar no segundo romance

Global Imagens/ Carlos Manuel Martins

A dois dias da cerimónia de entrega do prémio Leya, a TSF falou com Afonso Reis Cabral. O jovem escritor de 24 anos considera que este é um desenlace e fala do projecto de escrever um novo romance.

Quisemos saber o que mudou na vida de Afonso Reis Cabral desde que, em Outubro, foi anunciado vencedor do prémio Leya 2014 . Diz que está com uma vida um pouco mais cheia, mais atarefada. «De resto mantenho a minha vida normalíssima, trabalho, escrita, amigos, família e essas coisas todas, portanto, o que talvez tenha mudado é um bocadinho mais de compromissos» , afirma.

Para além da escrita e do trabalho de editor adjunto na Alêtheia, Afonso passou a assinar uma crónica quinzenal no Observador e tem vários compromissos relacionados com a divulgação do livro. «Coisas que faço com entusiasmo», diz o jovem escritor.

Depois do livro " O meu irmão" , Afonso Reis Cabral está agora também a afinar ideias para um novo romance. Costuma dizer que um escritor escreve sempre necessariamente sobre o que sabe, mas a matéria prima para o próximo livro já virá de trás. « Eu acho que talvez não saiba muito mais desde Outubro até agora nesse particular de ideia para livro, não é um episódio recente», diz Afonso que encara o segundo livro como um desafio: « é tentar superar o primeiro, não digo se é melhor se é pior, superar para mim , quer dizer conseguir esquecer o primeiro, partir para o segundo e acabá-lo».

Quanto ao prémio de 100 mil euros que vai receber no Sábado, na feira do livro em Lisboa, Afonso Reis Cabral encara-o como uma segurança . « Não imagino que altere muita coisa , mas dá segurança saber que posso dedicar-me mais à escrita e saber que tenho sempre uma almofada», diz.